Análise de dados: o que é, como fazer e dicas básicas
Então, se você quer tornar a sua empresa mais competitiva, adotar uma gestão orientada a dados é um dos passos mais importantes a serem tomados. A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Elas também geram grandes bases de informações seguras, protegendo os dados em migrações de sistemas, e facilitam a análise. Um e-commerce precisa entender sua taxa de abandono de carrinho, deve saber de onde vêm os consumidores, além de outras informações. A partir dessa análise é possível detectar dados que se comportam em padrões, geralmente representando comportamentos de vendas, resultados internos e outros detalhes estratégicos. Assim, cria-se um ciclo em que os dados são colocados como centro da gestão, baseando estratégias e atestando caminhos.
Já a adequação refere-se ao tratamento de dados e se esse processo segue os preceitos da etapa anterior. A LGPD prevê que o tratamento de dados seja feito de forma lícita, segura e transparente com os clientes. Já o Google Data Studio é responsável por transformar dados em informações estratégicas, atuando na criação curso de analista de dados de painéis, relatórios e dashboards personalizados. Lembre-se que a etapa de coleta é cíclica, pois deve ser feita de forma recorrente, fazendo parte da rotina da equipe. Afinal de contas, o comportamento do consumidor muda o tempo todo, o que torna necessária a atualização dos dados de forma constante.
Análise descritiva
O processo de revisão contínua das metas permite que a empresa mantenha objetivos realistas, alinhados com sua evolução e com o cenário externo. Com base nas análises realizadas e nos insights obtidos, é hora de desenvolver um plano de ação. Realizar comparações entre diferentes cenários https://surgiu.com.br/2024/02/17/curso-de-analista-de-dados-como-bootcamp-da-tripleten-prepara-voce-para-o-mercado/ é crucial para uma análise abrangente. Essa etapa envolve comparar o desempenho atual com períodos anteriores, bem como a performance em diferentes segmentos do mercado ou regiões geográficas. Ele se dá a partir de algumas etapas, envolvendo a coleta, apuração e gestão dos dados.
Nas estratégias de marketing, os estudos de caso, focados na experiência dos clientes com a sua solução também fazem parte do grupo qualitativo. Além de formulários e sites especializados na coleta de dados, a análise quantitativa pode ser feita com o apoio de ferramentas que contam com funcionalidades capazes de agilizar esse processo. A mudança de mindset por ser desafiadora quando não há um consenso de que toda a equipe pode e deve estar envolvida no processo de análise de dados.
Como fazer a gestão da informação na empresa?
O planejamento precisa definir fontes, designar pessoas para cuidar dos dados de cada setor e estruturar os processos de análise e de geração de relatórios. O Marketing orientado por dados é uma vertente importante, da mesma forma que a gestão do relacionamento com o cliente também se fortalece de dados. O mercado é um parâmetro fundamental para que as empresas saibam como elas precisam responder às tendências, aos desejos de consumo e ainda se manterem competitivas. Uma análise diagnóstica ajuda a entender de que maneira determinados acontecimentos se desenvolveram. Por exemplo, em quais canais as vendas aconteceram, onde estão concentrados os compradores, entre outros pontos.
Na análise prescritiva, busca-se avaliar as consequências que certas decisões podem trazer. Defina o que se deseja observar e estudar por meio das informações antes de começar o trabalho. A seguir, saiba quais são os principais e entenda melhor como eles influenciam nos resultados do trabalho. Os insights são visualizados sempre por pessoas competentes e, principalmente, com suporte de ferramentas especializadas. As plataformas de CRM são de grande ajuda para gerar registros de cada cliente e, a partir daí, oferecer serviços, produtos e uma relação mais personalizada.